Zumbido
O zumbido é um sintoma que envolve a percepção de um som nos ouvidos ou na cabeça sem que haja produção do som por uma fonte externa. Apresenta uma grande prevalência (15% na população em geral e 33% nos idosos) e provoca uma morbidade considerável, podendo interferir com o sono, a concentração, o equilíbrio emocional e a vida social do indivíduo; além de as limitações geradas pelo zumbido envolverem fatores psicológicos primários, como a dificuldade em lidar com o problema, alterações do humor (depressão e ansiedade), baixa concentração, irritabilidade e perda do controle, assim como a presença de quadros psiquiátricos e traços específicos de personalidade. Cerca de 85 a 96% das pessoas com zumbido apresentam algum grau de perda auditiva e apenas 8 a 10% apresentam audiometria normal. Neste último grupo, a presença isolada do zumbido sugere que o mesmo pode ser o primeiro sintoma de doenças que somente são diagnosticadas depois do aparecimento da perda auditiva.
Referências
PINTO, Patricia Ciminelli Linhares; SANCHEZ, Tanit Ganz; TOMITA, Shiro. Avaliação da relação entre severidade do zumbido e perda auditiva, sexo e idade do paciente. Braz. j. otorhinolaryngol. (Impr.), São Paulo, v. 76, n. 1, p. 18-24, Feb. 2010.
SANCHEZ, Tanit Ganz et al . Zumbido em pacientes com audiometria normal: caracterização clínica e repercussões. Rev. Bras. Otorrinolaringol., São Paulo, v. 71, n. 4, p. 427-431, Aug. 2005.