Laringe
A laringe é um órgão situado na extremidade superior da traqueia e na região anterior do pescoço que se conecta, na parte inferior à traqueia e na superior abre-se à faringe. É formada por cartilagens, músculos, membranas e mucosas. Existem diferenças anatômicas e fisiológicas entre o organismo dos homens e das mulheres que resultam em características capazes de diferenciar os dois sexos. No caso das estruturas laríngeas, as pregas vocais dos homens são maiores e mais largas do que as das mulheres. Existem diferenças quanto à posição vertical da laringe, que é mais baixa nos homens. No entanto, tais variações são pouco conhecidas, mas sabe-se que elas permitem caracterizar as vozes quanto ao sexo.
Referências
BEBER, Bárbara Costa; CIELO, Carla Aparecida. Caracteristicas vocais acústicas de homens com voz e laringe normal. Rev. CEFAC, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 340-351, Apr. 2011.
GUSMAO, Cristina de Souza; CAMPOS, Paulo Henrique; MAIA, Maria Emília Oliveira. O formante do cantor e os ajustes laríngeos utilizados para realizá-lo: uma revisão descritiva. Per musi, Belo Horizonte, n. 21, p. 43-50, 2010.
Imagem: https://sites.google.com/site/sinapse29qualividaped/aspectos-anatomicos
Lesão
É um ferimento ou traumatismo. Qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, esp. quando acarreta perda de função de uma parte do corpo.
Referência: Oxford Languages: https://languages.oup.com/google-dictionary-pt/
Libras
Libras é a sigla da Língua Brasileira de Sinais, uma língua de modalidade gestual-visual onde é possível se comunicar através de gestos, expressões faciais e corporais. É considerada uma língua oficial do Brasil desde 24 de Abril de 2002, através da Lei nº 10.436. A Libras é muito utilizada na comunicação com pessoas surdas, sendo, portanto, uma importante ferramenta de inclusão social. Os gestos da Libras, também chamados de sinais, são realizados por meio da junção dos movimentos das mãos e das articulações, além de expressões faciais e corporais.
Referência: https://www.libras.com.br/