ARTIGO Intervenção implementada pelos pais e empoderamento parental no Autismo
- Daniele Pendeza
- 20 de out. de 2020
- 2 min de leitura

É com alegria que compartilho com vocês a publicação do artigo Intervenção implementada pelos pais e empoderamento parental no Transtorno do Espectro Autista.
O trabalho foi desenvolvido durante o mestrado da educadora especial Jéssica Jaíne Marques de Oliveira, com orientação do Dr. Carlo Schmidt, e eu trabalhei como assistente de pesquisa durante a Iniciação Científica na Universidade Federal de Santa Maria.
O objetivo era de avaliar os efeitos de uma intervenção implementada pelos pais sobre as habilidades sociocomunicativas maternas e do filho com autismo, assim como verificar as influências desta intervenção sobre o empoderamento parental. E seu desenvolvimento envolveu encontros com a família de um menino com autismo, durante 3 meses, a fim de orientá-los na realização de atividades que fossem importantes para o seu desenvolvimento.
A pesquisadora conduziu reuniões, que ocorreram na sala da casa da família, onde eram realizados relato da rotina familiar daquela semana; discussão dos temas previamente combinados para aquele encontro; discussão das estratégias e comportamentos maternos presentes nos episódios filmados através de autoscopia (videogravação de ações para análise e autoavaliação por um ou mais protagonistas dessa prática).
Os conhecimentos tratados nos encontros envolveram conhecimentos em autismo (características sociais e comportamentos específicos); reconhecimento e desenvolvimento das habilidades sociocomunicativas (compartilhamento de tópicos, atenção compartilhada); estratégias para engajamento e expansão da interação social. Isso tudo a partir das demandas da família.
Os resultados mostram que a intervenção teve um efeito positivo sobre as habilidades sociocomunicativas da mãe e da criança, observado através do aumento na frequência de comportamentos de compartilhamento de tópicos e atenção compartilhada da díade após o início das orientações. Além disso, observou-se que o nível de empoderamento parental mostrou-se sensivelmente maior após a intervenção do que antes dela.
Comments