Uma das coisas que eu mais gosto no meu trabalho é poder utilizar livros! Acredito que temos que expôr as crianças à leitura desde cedo (desde a gestação!), e assim teremos novas gerações que sabem ler e INTERPRETAR textos.
Nos atendimentos eu não só leio, como sonorizo e crio canções para as histórias. Também convido as crianças a fazerem suas versões, deixo que elas manuseiem o material e vão criando intimidade com o universo dos livros.
Com a função da pandemia e dos atendimentos online, passei a utilizar ainda mais esse recurso, principalmente com livros como esse da foto, que são de distribuição gratuita e que eu tenho a possibilidade de compartilhar com as famílias.
Além da nossa hora da história ao vivo, eu gravo a minha interpretação, envio para as famílias e oriento para que elas repitam e criem suas versões, seja contando, cantando ou interpretando com o corpo ou com brinquedos.
Estou terminando uma pesquisa de musicoterapia online (quando ela for publicada eu aviso vocês!), onde eu pretendia avaliar a minha metodologia de intervenção nesse meio, e preciso compartilhar com vocês um dos melhores achados que eu tive: a cAntação de histórias ajudou as crianças a aumentarem sua concentração, tempo dispendido nas tarefas, aumento significativo do vocabulário e melhora na comunicação expressiva!
É ou não é maravilhoso?!
Se você quiser conhecer o livro "Sarita, a sapinha amuada" e outros materiais disponibilizados de forma gratuita pelo PAIC (Programa de Alfabetização na Idade Certa) do Ceará CLIQUE AQUI!
Comments