A Classificação Internacional de Doenças (CID) é um código criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com a finalidade de facilitar o diagnóstico de doenças, transtornos e outras questões de saúde. Até então utilizávamos a CID-10, que havia sido publicada na década de 1990, mas, com a necessidade de atualizações, a partir do dia 1º de janeiro de 2022, entrou em vigor a CID-11.
Mas o que mudou?
🎯 O Autismo Infantil (CID-10 F84.0) foi atualizado para Transtorno do Espectro Autista (CID-11 6A02), sendo que suas subdivisões são relacionadas com a presença ou não de déficits na linguagem ou deficiência intelectual. A descrição do autismo também foi atualizada, estando alinhada com aquela proposta pelo DSM-5 (Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais), publicado em 2013.
Descrição
O Transtorno do Espectro Autista é caracterizado por déficits persistentes na capacidade de iniciar e manter interação social recíproca e comunicação social, e por uma gama de padrões restritos, repetitivos e inflexíveis de comportamento, interesses ou atividades que são claramente atípicos ou excessivos para a idade do indivíduo e para o contexto sociocultural. O início do transtorno ocorre durante o período de desenvolvimento, geralmente na primeira infância, mas os sintomas podem não se manifestar completamente até mais tarde, quando as demandas sociais excedem as capacidades limitadas. Os déficits são suficientemente graves para causar prejuízo nas áreas pessoais, familiares, sociais, educacionais, ocupacionais ou outras áreas importantes de funcionamento e são geralmente uma característica generalizada do funcionamento do indivíduo observável em todos os ambientes, embora possam variar de acordo com o nível social, educacional ou outro contexto. Indivíduos ao longo do espectro exibem uma gama completa de funções intelectuais e habilidades de linguagem.
6A02 – Transtorno do Espectro Autista (TEA)
6A02.0 – Transtorno do Espectro do Autismo sem deficiência intelectual (DI) e com comprometimento leve ou ausente da linguagem funcional;
6A02.1 – Transtorno do Espectro do Autismo com deficiência intelectual (DI) e com comprometimento leve ou ausente da linguagem funcional;
6A02.2 – Transtorno do Espectro do Autismo sem deficiência intelectual (DI) e com linguagem funcional prejudicada;
6A02.3 – Transtorno do Espectro do Autismo com deficiência intelectual (DI) e com linguagem funcional prejudicada;
6A02.5 – Transtorno do Espectro do Autismo com deficiência intelectual (DI) e com ausência de linguagem funcional;
6A02.Y – Outro Transtorno do Espectro do Autismo especificado;
6A02.Z – Transtorno do Espectro do Autismo, não especificado.
💡 Foram adicionados os diagnósticos de Gaming Disorder (vício em jogos), Resistência Antimicrobiana (causada pelo uso indiscriminado de antibióticos) e Síndrome de Burnout (esgotamento devido ao trabalho).
🏳️🌈 A Transexualidade deixou de ser considerada um transtorno mental!