Hoje é o Dia Nacional do Surdo, pois nessa mesma data, no ano de 1857, inaugurava no Rio de Janeiro o Instituto Nacional de Educação do Surdo (INES), sendo esta a primeira escola para surdos do nosso país.
Para comemorar esse dia tão importante eu tenho duas recomendações, a primeira é uma incrível palestra dada pela percussionista Evelyn Glennie, que é surda e nos ensina uma relação muito mais profunda com a música do que apenas ouvir com os ouvidos. Evelyn é surda desde os 12 anos, e isso não a impediu de seguir sua paixão. Ela foi condecorada com a Ordem do Império Britânico em 2008 e participou da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Verão de 2012. Abaixo vocês podem prestigiar sua palestra, dado ao TedTalks em 2003:
Link
Evelyn Glenie, foto de Philipp Rathmer
A segunda é uma dica de leitura. O livro As cores do som - o potencial musical do surdo, foi escrito pelo musicoterapeuta Dr. Igor Ortega Rodrigues e aborda de forma clara sobre a musicalidade e potencialidades da musicoterapia junto de pessoas surdas. O autor é criador de um software que integra, de forma multissensorial, som e cor no fazer musical, mostrando ser esse um importante recurso para inclusão social e musical dos indivíduos surdos.
Se você quiser adquirir o livro, acesse o site da editora Memnon
(disponível em livro físico e ebook)
Comments