top of page
Foto do escritorDaniele Pendeza

Fernando Barba: mestre da percussão corporal



Fernando Barboza (30 de dezembro de 1971 – 4 de fevereiro de 2021) foi um músico, pesquisador e educador musical brasileiro que ajudou a revolucionar a percussão corporal. Sua atuação profissional começou na década de 1990, na escola de música Auê, em São Paulo (SP).


A partir das explorações sonoras que aconteciam na escola, Barba (como é chamado) e seus colegas, foram desenvolvendo técnicas de percussão corporal e desvendando de forma profunda e rica os sons possíveis de serem "tirados" do corpo humano. Ao combinar diferentes tipos de palmas, estalos, assobios e diversos outros sons do corpo, foram montando combinações únicas.


Toda essa exploração culminou na criação do grupo Barbatuques no ano de 1995, que reuniu diversos músicos especializas em percussão corporal. Boa parte dos integrantes segue junta até hoje, e muitos outros fizeram parte do grupo em momentos específicos.


Os Barbatuques têm 5 álbuns gravados, são conhecidos e respeitados mundialmente, tendo participado de diversos encontros de percussão corporal como convidados e palestrantes. Eles dão oficinas e participaram da criação de trilha sonora de filmes renomados, como Tropa de Elite, Rio 2, O Menino e o Mundo e Trash - A Esperança Vem do Lixo.


Um de seus trabalhos mais famosos, do primeiro álbum, é a música Baianá.


Fernando Barba foi integrante ativo do grupo até o ano de 2017, quando teve que se ausentar por conta de um tumor no cérebro. Infelizmente ele teve sequelas que afetaram especialmente sua motricidade, impedindo de que ele continuasse realizando apresentações. Desde então, Barba passava por tratamento multidisciplinar.


Todo o seu desenvolvimento como músico, da criação do grupo até o seu tratamento, é relatado no livro A Vida Começava Lá - uma história de repercussão corporal, escrito juntamente com sua irmã, Renata Ferraz Torres.


Infelizmente, no último dia 4, Barba faleceu, aos 49 anos, deixando um legado inestimável. Ele foi um homem, professor, ser humano e músico ímpar. Um gênio, que permanecerá em nossa memória e sua música ressoando em nossos corações.


Os posts desse mês serão em sua homenagem.

207 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page