Com a utilização de pictogramas disponíveis no ARASAAC e algumas imagens do Google, utilizei um layout disponibilizado por Fabiani Malheiros Eggers e Renata Bonotto para montar 10 canções folclóricas adaptadas para a Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA), que abordam números, vogais, partes do corpo, movimentos, instrumentos musicais, animais e coreografias. Tudo isso com as frases associadas a pictogramas e imagens que as representam e buscam facilitar a aprendizagem e a comunicação.
Esse material é pensado como um suporte aos atendimentos de Musicoterapia ou para aulas de Educação Musical onde seja necessária a inserção de um sistema de comunicação de baixa tecnologia. O material também pode ser utilizado pelas famílias, afim de estimular a interação e a comunicação musicais.
No arquivo em PDF, disponível gratuitamente no final dessa página, você encontra as seguintes canções:
10 indiozinhos
Zé Bochecha
Na loja do Mestre André
Pintinho Amarelinho
O Sapo
Dona Aranha
Sítio do Seu Lobato
Caranguejo
Borboletinha
Você vai perceber que algumas abas tem imagens diferentes das que estão dentro do Livro Musical, isso, pois eu utilizei as cartinhas que eu já possuía para fazer a agenda dos atendimentos (vou falar mais sobre isso no próximo post!).
Mas, o que é CAA?
CAA significa Comunicação Aumentativa e Alternativa. Envolve o uso de recursos como imagens, fotos, pictogramas, sinais, que são utilizados para complementar ou substituir a fala e a escrita.
E para quem a CAA é destinada?
É um recurso voltado para pessoas com dificuldade na compreensão ou na produção de linguagem falada ou escrita. Também é válido ressaltar que esse é um recurso que COMPLEMENTA a comunicação e que não impede o seu usuário (a) de falar, podendo ser utilizado nas terapias, escolas e em casa como forma de estimular a linguagem.
Como utilizar a CAA no ambiente musical?
Os recursos de CAA podem ser implementados em ambientes musicais (seja na Musicoterapia, na Educação Musical, pelos familiares, na escola ou em outras terapias) no momento de estruturar rotinas, realizar leitura musical, ensinar canções, dentre outros.
Como eu faço o download do livro musical?
Basta clicar no link abaixo
Dica!
Sugiro que você imprima, plastifique e encaderne no espaço em branco na parte superior da página. Elas encaixam perfeitamente e assim você garante a durabilidade do material! Mas se quiser utilizar as folhas avulsas ou em dispositivos digitais, também é possível.
Comments