Um dos recursos que mais me ajudam durante os atendimentos de Musicoterapia, e que eu também utilizo quando trabalho com Educação Musical, é montar uma rotina visual antes da sessão/aula realmente iniciar. Às vezes essa rotina já está montada, outras vezes a criança participa em sua montagem, escolhendo músicas e atividades preferidas.
A rotina traz previsibilidade, segurança e organização para a criança, o que faz com que ela aproveite melhor o momento da intervenção. Rotinas são especialmente significativas quando falamos de crianças com inflexibilidade cognitiva ou com dificuldade na comunicação, pois organizando, de forma visual o que irá acontecer na sessão, elas têm como se preparar e saber o que é esperado delas naquele momento.
Mas como montar uma rotina visual?
Existem várias formas, e a melhor delas vai depender da necessidade da sua criança.
Uma possibilidade é a utilização de uma agenda com materiais concretos. Por exemplo, organizar tudo o que você vai utilizar na sua sessão, disposto da esquerda para a direita (ordem que a gente lê), para que a criança acesse o material confirme indicado. Para ajudar, você pode colocar números junto dos materiais, indicando sua ordem (ou letras, se esse for o hiperfoco da criança).
Se a criança sabe realizar pareamento, podem ser utilizadas fotos dos instrumentos em um fichário, quadro de imã ou colados em uma fita de velcro. Assim você já começa a inserir desafios maiores, como buscar o material indicado na foto para a sua utilização.
Semelhante à agenda de fotos, temos a agenda com pictogramas, que necessita de uma capacidade de abstração maior. Essa é a agenda que eu uso no Livro Musical (clique aqui para ler o post e acessar o material) Desenhos representam músicas a serem cantadas na sessão. Também pode ser utilizado para movimentos, atividades, instrumentos musicais, etc.
E se você quiser imprimir a agenda musical que está no Livro Musical, para montar ela em um quadro é só clicar no material aqui em baixo ⬇
Nesse material que acabei de compartilhar com vocês, também estão as figuras para a música do "Olá" e do "Tchau", que marcam o início e fim da sessão.
Uma dica para utilizar esse material é imprimir as figuras, plastificá-las e montar uma agenda que será associada ao Livro Musical. Você e sua criança podem definir a ordem em que as músicas serão cantadas, utilizando os pictogramas do livro para ajudar no entendimento da letra da canção, realização de movimentos, reconhecimento de instrumentos musicais, etc.
Por fim, a última agenda que eu recomendo é a mais "simples" de todas, a agenda escrita. esta exige, além da capacidade de abstração, que a criança seja alfabetizada para que a compreenda. Porém, se a criança já é alfabetizada, nada te impede de utilizar agenda com pictogramas, por exemplo (eu sempre utilizo o pictograma com o nome da música, instrumento musical ou ação que será realizada, para que a criança se acostume com as informações provenientes da linguagem escrita).